Alta do aço provoca reajuste dos automóveis

Os reajustes de preço do aço chegaram mais uma vez ao bolso do consumidor. A General Motors reajustará, a partir de hoje, os preços de todos os modelos 2005 em 2%, em média. Segundo o vice-presidente da GM, José Carlos Pinheiro Neto, o reajuste é decorrente de um repasse parcial de custos das elevações dos preços das matérias-primas, principalmente o aço.

Outras montadoras ainda não tinham, ontem, previsão sobre futuros repasses de preços. O preço do produto vem preocupando as montadoras desde meados do ano passado. Ao longo deste ano, o setor já manteve várias reuniões com as siderúrgicas para discutir o tema.

Levantamento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mostra que o preço do aço subiu 85% de janeiro de 2002 a maio de 2004.

Vendas

Em informativo divulgado ontem, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave) registrou um aumento das vendas ao varejo em quase todos os segmentos. Em julho, foram vendidos 108.075 veículos, um crescimento de 3,35% em relação ao mês anterior e de 18,5% em relação a julho de 2003.

Veículos comerciais leves e ônibus foram os dois únicos segmentos com queda nas vendas, de 2,62% e de 8,58%, respectivamente, em comparação com junho. Em comparação com julho de 2003, as vendas de ônibus e de máquinas agrícolas são as únicas que apresentam retração, de 16,63% e de 8,50, respectivamente.

No acumulado do ano, o crescimento das vendas, em comparação aos sete primeiros meses de 2003, é ainda mais expressivo: 9% para carros, 25, 61% em veículos comerciais leves, 21,9% em caminhões, 18,64 em ônibus,4,77% em motos. No mesmo período, apenas as vendas de máquinas agrícolas caíram. O segmento registrou queda de 12,08%.

No total, a Fenabrave registrou aumento de 9,1% de janeiro a julho de 2004, em comparação com igual período do ano passado.

Os carros populares continuam na liderança do setor. Em julho, foram vendidas 60 mil unidades. As vendas de modelos com motores mais potentes somaram 48 mil unidades.

Voltar ao topo