Após a greve de caminhoneiros ter provocado uma crise de abastecimento no País, na passagem de maio para junho, os preços dos alimentos nos supermercados dispararam, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) divulgados nesta quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

Os gastos com Alimentação e bebidas subiram 1,57% em junho, após um recuo de 0,05% em maio. O custo da alimentação no domicílio saltou 2,31% em junho, ante uma alta de apenas 0,09%.

continua após a publicidade

Vários itens importantes na cesta básica das famílias tiveram elevação nos preços, como a batata-inglesa (45,12%), cebola (19,95%), tomate (14,15%), leite longa vida (5,59%), carnes (2,35%) e frutas (2,03%).

continua após a publicidade

Já a alimentação fora de casa teve um aumento de 0,29% em junho, depois da queda de 0,28% registrada em maio.