Álcool e gasolina caem nos índices formadores do IGP-M

O preço do álcool apresentou queda em todos os índices formadores do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de julho. Segundo informação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o álcool combustível recuou 6,40% no âmbito do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que representa 30% do indicador geral, ante 4,91% em junho.

No Índice de Preços por Atacado (IPA-M), que representa 60% do IGP-M, o álcool também apresentou queda nas suas duas formas de comercialização. Em julho, o álcool hidratado, que é vendido pelas distribuidoras aos postos, caiu 10,85% ante declínio de 9 50% de junho. Já o álcool anidro, que é usado na mistura para a formação da gasolina, recuou 9,16% ante -11,55% do mês anterior.

Quanto à gasolina, o combustível mostrou redução menos expressiva, em relação ao álcool, tanto no atacado quanto no varejo. No IPA-M, diminuiu 1,06% em relação a -0,07% de junho. No IPC-M, registrou queda de 0,22% na comparação com -0,61% do mês anterior.

De acordo com o coordenador de Análises Econômicas da FGV, Salomão Quadros, ambos os combustíveis devem apresentar quedas menores de preço em agosto. Segundo ele, é comum neste período do ano estes preços caminharem para a estabilidade, após a seqüência de baixas de junho e julho.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.