Álcool continua competitivo em 13 Estados

A gasolina já está mais vantajosa que o etanol em um número maior de Estados brasileiros. Porém, em Estados onde o volume consumido de combustível é elevado, como São Paulo e Paraná, o etanol ainda permanece competitivo. Os preços do etanol continuam subindo em plena safra do Centro-Sul em função da demanda mais aquecida tanto no mercado interno como no externo

Segundo dados compilados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e elaborados pela Agência Estado, na semana terminada em 19 de julho, valia mais a pena abastecer o carro com etanol, em vez de gasolina, em 13 Estados brasileiros. Na semana anterior, o etanol era competitivo em 14 Estados. Nos demais 14 Estados, a vantagem de custo é da gasolina. O etanol registrou alta de preço em 15 Estados no período analisado e queda em 12 Estados.

A competitividade do etanol segue firme principalmente em Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Os Estados em que a gasolina segue com muita vantagem em relação ao etanol são Amapá Roraima e Pará.

Na semana terminada em 19 de julho, as maiores altas no preço do etanol na bomba foram registrados nos Estados de Amapá (+14,10%) Mato Grosso (+4,7%) e Pernambuco (+2,83%), em função principalmente do final da safra da região Norte/Nordeste.

Voltar ao topo