São Paulo – Antes tarde do que nunca. Quem cometeu algum erro na declaração de Imposto de Renda ainda pode fazer alterações sem pagar multa. O site da Receita já fornece informações sobre a situação da declaração, além de indicar eventuais pendências. O contribuinte pode conferir como foi a análise dos dados desde 2003 e resolver pendências acontecidas há até cinco anos.

continua após a publicidade

 Especialistas indicam que mais vale retificar do que esperar cair na malha fina. Quem corrigir os dados, no entanto, vai levar mais tempo para receber a restituição. ?O contribuinte que retifica sai da seqüência daquele lote?, diz o consultor de Imposto de Renda da IOB, Valdir Amorim.

Para consultar a situação, basta acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br e clicar no item ?Extrato Simplificado de Processamento?. É importante ter à mão os números do CPF e do recibo de entrega da declaração.

A tela mostrará se o processamento foi concluído ou não. Declaração ?em processamento? significa que a Receita recebeu as informações em sua base de dados, mas ainda não analisou. Já declaração ?processada? é aquela com processo encerrado com sucesso, sem pendências.

continua após a publicidade

Caso haja algum erro – por exemplo uma fonte pagadora ter informado rendimento maior do que o declarado pelo contribuinte – um aviso explicará qual a pendência e como ela deve ser retificada. É possível corrigir problemas de declarações desde 2003, mesmo que o contribuinte não tenha caído na malha fina nos anos anteriores.

A consulta ao site não é garantia de que o contribuinte se livrou da malha fina. ?Ali você só vê se a receita aceitou os valores?, diz Amorim. ?Se você estiver inseguro sobre o que declarou, melhor retificar.?

Na retificação, não pode trocar de modelo

continua após a publicidade

Para retificar os dados, o modelo (simples ou completo) precisa ser o mesmo da declaração inicial. ?Pense como se esta fosse uma nova declaração?, ensina o tributarista Amorim. ?Para a Receita, ela vai substituir a anterior.?

Por isso, preencha novamente todos os campos, mudando apenas as informações que deseja retificar. Marque o campo que indica ?retificadora? e informe o número de entrega da declaração anterior.

Amorim dá dicas para quem tiver perdido o número de entrega: ?Abra a cópia de segurança no programa da Receita. Lá você encontra o recibo e o número.? Quem estiver com dificuldades pode usar a opção ?Ferramentas? – ?Restaurar declaração?.

Para quem perdeu todos os dados, a solução é solicitar 2.ª via do recibo à Receita. Amorim explica que o custo do documento é de R$ 10 e que a entrega pode levar até um mês.