AIE reduz projeção de demanda por petróleo em 2008

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu sua previsão para a demanda mundial por petróleo em 100 mil barris por dia este ano e em 140 mil barris por dia em 2009, para 86,8 milhões de barris por dia em 2008 e 87,6 milhões de barris por dia no ano que vem.

A revisão em baixa reflete a fraqueza em nações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como os Estados Unidos, que devem ter a menor taxa de consumo de petróleo em anos, disse a agência em seu relatório mensal sobre o mercado. A OCDE reúne 30 países, que produzem mais da metade de toda a riqueza do mundo. O Brasil não faz parte da organização.

Para a agência, a demanda por petróleo nos EUA deve encolher 3 6% em 2008, para 19,9 milhões de barris por dia, e 1,9% em 2009. A AIE também alertou que a fraqueza na demanda dos EUA pode ser uma tendência de longo prazo.

Segundo a AIE, mesmo se for esse o caso, a demanda fora da OCDE, em lugares como China, está representando um papel crítico na estabilização do consumo mundial geral. O crescimento da demanda este ano na China, o segundo maior consumidor mundial de petróleo, bem atrás dos EUA, ainda deve ser de 5,9% e, no próximo ano, de 5,3%.

Essa demanda, junto com a oferta mais lenta fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), irá manter uma correia apertada na oferta global de petróleo. A AIE alertou que a oferta mundial de petróleo permanece relativamente apertada e vulnerável a falhas em lugares como Nigéria.

Dentro desse tema, a agência revisou novamente em baixa as expectativas para o crescimento da oferta este ano em produtores fora da Opep, como o México, em 180 mil barris por dia. Segundo a AIE, o ajuste significa que a demanda por petróleo da Opep irá aumentar no último trimestre deste ano em 300 mil barris por dia. As informações são da Dow Jones.