AIE reduz previsão de demanda de petróleo para 2014

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu suas previsões para a demanda global de petróleo deste ano e de 2015. O relatório mensal de petróleo, a instituição baseada em Paris, disse esperar um crescimento na demanda de 0,9 milhão de barris/dia em 2014, 65 mil a menos do que a expectativa anterior.

De acordo com a AIE, o ritmo de crescimento da demanda foi o menor em dois anos e meio devido a fraqueza econômica da Europa e da China. A agência acredita que essa tendência deve continuar afetando o mercado.

Para 2015, a previsão de aumento da demanda foi reduzida em 100 mil barris, em relação ao último relatório. A AIE espera uma procura de 1,2 milhões de barris por dia no próximo ano.

No lado da oferta, a agência informou que a Arábia Saudita, maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) parece estar respondendo à redução da demanda com cortes na produção. O país reduziu em 330 mil barris por dia sua produção no último mês.

Globalmente, a AIE vê uma redução da oferta para 92,9 milhões de barris/dia, 395 mil a menos do que o esperado no último relatório. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.