Agropecuários sem problemas no peso dos produtos

São poucas as irregularidades no peso dos produtos agropecuários comercializados no Paraná. A constatação é de técnicos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná IPEM, que trabalham neste mês de agosto na verificação das condições de venda destes artigos em todos os pontos do Estado. Os resultados ainda não são definitivos, pois os exames finais ainda estão sendo feitos nas áreas de ação de algumas sedes regionais do instituto, mas, com o material já verificado, está sendo possível constatar o baixo nível de problemas com diferença entre o peso real com o exposto na embalagem.

Desde o início de agosto já foram verificados 276 itens ligados à agropecuária, dentre os quais sementes, adubos, rações e alimentos para animais. Foram visitados 39 estabelecimentos comerciais, onde foram feitos 199 exames prévios, com 995 unidades. Nestes exames prévios foram apontadas irregularidades em seis itens, que tiveram de ser encaminhados para exame mais acurado no laboratório central do IPEM, em Curitiba. Destes, cinco estavam realmente com o peso inferior à margem percentual permitida pela legislação. Foram reprovados a ração para sabiá e pássaro preto da marca RD, a massa para pesca Stival, alimento para gatos (sabor galinha) Leroy, a mistura para pássaros Mercadorama e o arroz para cães Lulu, todos autuados por irregularidade quantitativa.

O trabalho de verificação continuará ainda por esta semana, em todo o Estado.

Material de construção

Enquanto a verificação de produtos agropecuários praticamente se encerra, já está sendo iniciada, paralelamente, a fiscalização de materiais de construção, que deverá se estender por todo o mês de setembro. Os técnicos do IPEM estarão visitando os pontos comerciais no Paraná, avaliando cal, cimento, pregos, tijolos e tudo o que diga respeito à construção civil.

Cabe ao IPEM o controle, a verificação e a inspeção de produtos pré-medidos (medidos/pesados sem a presença do consumidor), tais como alimentos empacotados, produtos de higiene e limpeza, nos aspectos das quantidades do produtos comercializados, correta indicação e posicionamento nas embalagens e tolerâncias admitidas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.