Agricultura familiar discute desenvolvimento

A adoção de medidas para apoiar as organizações e fortalecer os pequenos agricultores para o desenvolvimento sustentável das propriedades foram algumas das propostas discutidas na Oficina Estadual de Formação de Agentes e Construção da Estratégia de Desenvolvimento Territorial, realizada na terça e quarta-feira desta semana. Participaram representantes dos fóruns regionais de desenvolvimento de vários municípios.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário em conjunto com a Secretaria da Agricultura, através do Deagro e do Cedraf, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Estes fóruns, que discutem a identidade territorial de cada região, tem por objetivo adotar políticas de cooperação entre agentes públicos e privados, nos mais diversos segmentos da sociedade, principalmente entre os pequenos agricultores, uma vez que são formados em municípios onde a maior parte da população ainda vive no meio rural.

Luiz Carlos de Lima é um dos exemplos dessa realidade que procura colocar o cidadão como parte do processo de cooperação, responsabilidade e sentimento de se reconhecer na inclusão social. Ele é presidente do Fórum Permanente de Desenvolvimento Paraná Centro, formado por 17 municípios e com sede em Pitanga.

Para Luiz Carlos, esta reunião de trabalho foi de grande importância pois foi possível notar o grau de envolvimento do Estado com a identidade territorial de cada município . “Hoje existe um pouco mais de abertura na parte política e social, o que não tínhamos antes, e por causa disso não antevíamos o horizonte”, explica. Agora, segundo ele, já se pode verificar o que pode ser melhorado no futuro, dentro dessa visão de território. Entre as ações que se pretende adotar a curto prazo estão melhorias na cadeia produtiva do leite, da telefonia rural, no setor de energia elétrica e incentivo à agroindústria.

Voltar ao topo