Agricultor aprende a ser empreendedor

Facilitar ao agricultor acesso a uma formação técnica de qualidade. Este é o objetivo do programa “Empreendedor Rural”, desenvolvido em conjunto pelo Sebrae/PR (Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa no Paraná) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O programa, iniciado em agosto de 2003, e que tem por objetivo, ainda, possibilitar o aumento da produtividade e, conseqüentemente, da renda e da qualidade de vida do homem do campo, foi encerrado ontem, em Curitiba, com a presença de cerca de 3 mil agricultores, oriundos de várias regiões do Estado.

O Paraná tem hoje cerca de 1,3 milhão de trabalhadores na área rural. Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, o agronegócio é responsável por cerca de um terço do PIB brasileiro. “É um setor bastante dinâmico, mas que exige de seus participantes um grande preparo técnico”, comenta.

O programa possibilita aos agricultores participantes – sejam eles de pequeno, médio ou grande porte – acesso a 120 horas de treinamentos em gestão do conhecimento e desenvolvimento humano, com enfoque em temas como planejamento estratégico, comercialização, cadeias industriais, relacionamentos interpessoais, entre outros. O objetivo é que o agricultor descubra formas de melhor aproveitar o potencial de sua propriedade, aumentando assim a capacidade de seus recursos físicos, naturais, humanos e financeiros.

Durante o treinamento, ministrado por profissionais de diversas áreas nas regiões de origem dos agricultores, os participantes também desenvolveram projetos de desenvolvimento focados em suas próprias propriedades. Entre os temas dos projetos estavam: agricultura, suinocultura, bovinocultura de corte e apicultura.

Participantes

O avicultor Sérgio Antônio Farinha Dias, que possui propriedade em Rondon, no Noroeste do Estado, desenvolveu durante o programa o projeto de um aviário automatizado, que irá lhe possibilitar economia com recursos humanos e espaço físico. Graças ao conhecimento obtido, ele teve acesso a um financiamento no valor de R$ 100 mil através do Banco do Brasil, que poderá ser quitado em cinco anos.

“O programa não apenas me fez tomar conhecimento do financiamento, como também de novas tecnologias e sistemas utilizados na área de avicultura”, comentou. “Pude viabilizar meu aviário automatizado e avaliar melhor o meu negócio como um todo, visando maiores lucros e crescimento.”

Já o produtor de gado de corte Roberto Sogayar tem formação superior em Medicina. Há dois anos, ele herdou uma propriedade rural em Ribeirão Claro, na região Norte do Estado, e não tinha a mínima idéia do que fazer com ela. Com o programa oferecido pelo Sebrae e pelo Senar, ele aprendeu sobre agricultura de corte e já pensa em expandir o negócio. “O programa era o instrumento que eu precisava para aprender a gerir o negócio que recebi como herança. Hoje, tenho o conhecimento de que necessito para saber como agir e o que fazer.” (Cintia Végas)

Maggi fala das experiências

A solenidade no Expotrade contou com a participação do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, considerado o maior produtor individual de soja do mundo.

Durante uma palestra aos agricultores presentes, Maggi falou sobre suas experiências de vida como bisneto, neto e filho de agricultor, também elogiando a iniciativa do Sebrae e do Senar em criar o Programa Empreendedor Rural. “A iniciativa estimula não só o maior desenvolvimento dos negócios geridos pelos agricultores participantes, mas também a formação de líderes no setor do agronegócio”, afirmou.

Quanto à produção de soja, sua especialidade, o governador contou que, no Mato Grosso, pediu aos produtores que obedecessem à legislação vigente no que diz respeito ao cultivo de transgênicos. Entretanto, se disse favorável ao plantio. “Nós não podemos ir contra os avanços da ciência. No passado, muitos avanços eram considerados prejudiciais, mas atualmente sabemos que muito do se dizia não era verdade”. (CV)

Voltar ao topo