Agosto tem menor uso de capacidade instalada do ano

A utilização da capacidade instalada da indústria em agosto, de 82%, é menor patamar deste ano. A informação foi divulgada na manhã nesta quarta-feira, 09, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em julho, o porcentual foi de 82,3% e, em agosto do ano passado, de 82,1%. Apesar dessa retração, o gerente executivo de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, afirmou há pouco que há “predominância de resultados positivos” nos indicadores industriais do mês de agosto.

A CNI divulgou hoje que as vendas reais, que medem o faturamento do setor, subiram 3,4% em agosto ante julho e 1,3% na comparação com agosto do ano passado. As horas trabalhadas subiram 1,3% na comparação com julho deste ano e caíram 1,2% em relação a igual mês de 2012. O emprego, que a CNI aponta como o destaque do mês, subiu 0,8% em agosto ante julho e 2,0% ante agosto de 2012.

“Esses dados estão dentro da tendência de crescimento, mas com oscilações, que tem marcado o ano de 2013. A atividade, na média, se mostra superior ao ano passado”, afirmou Castelo Branco. Ele disse, ainda, que a expectativa para os últimos meses do ano é que as oscilações no desempenho da indústria percam intensidade no fim do ano e ocorra incremento da atividade.