São Paulo – A melhora no desempenho da economia brasileira e as contínuas quedas da taxa básica de juros têm contribuído para ajudar os consumidores brasileiros a saldar seus compromissos financeiros no varejo. Essa tendência pode ser observada, por exemplo, no crescimento do volume de cheques honrados no Brasil durante o mês de agosto.

continua após a publicidade

De acordo com estudo realizado pela Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, do total de movimentações financeiras com cheques realizadas no mês passado no país, 97,03% foram honradas, apresentando crescimento de 0,29% em relação ao mesmo período do ano passado (96,75%).

"A expectativa é que o índice de cheques honrados continue crescente, tendo em vista a preocupação do consumidor em manter seu cadastro positivo para as compras de final de ano", afirma José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.

Entre os Estados com melhores índices de cheques honrados, Goiás se destacou na primeira colocação, com 98,54% de cheques pagos e uma alta de 2,51% frente a agosto de 2006 (96,13%), a maior elevação entre os 19 estados pesquisados pela Telecheque.

continua após a publicidade

Com 98,45% de transações honradas, Mato Grosso conquistou o segundo posto do ranking, apresentando queda de 0,47% do valor total em reais de compras honradas com cheques em relação a agosto do ano passado. Em terceiro lugar ficou o Amazonas, com indicador de 97,55%, que representou alta das transações honradas em 0,47%.