Agora, é o baixo consumo que preocupa o setor elétrico

O consumo de energia elétrica continua em nível bastante inferior ao registrado no ano passado e começa a preocupar especialistas do setor, que consideram que o País está caminhando para ter excesso de oferta. Segundo dados da Eletrobrás, o consumo em abril atingiu 24,7 mil GWh, o que representa queda de 8,9% em relação a abril do ano passado. No período acumulado em quatro meses (janeiro a abril deste ano, em relação a janeiro a abril de 2001), a queda ficou em 12,3%. A redução foi de 13,3% no período de 12 meses encerrados em abril, com consumo de 270,738 mil Gwh.

A queda foi puxada basicamente pelo setor residencial, mas o comércio e a indústria também estão consumindo menos energia este ano. Em abril do ano passado o País ainda não estava sob racionamento, que só entrou em vigor em junho e durou até fevereiro deste ano. A queda foi maior nas regiões Sudeste e Norte, que passaram por racionamento, mas foi forte também no Sul e no Norte do País, que não estavam com consumo controlado.

Reservatórios   – A redução no consumo e o bom volume de chuvas no início do ano está permitindo que os reservatórios das grandes geradoras atinjam níveis ?confortáveis? para esse período do ano, que é o ?período seco? (sem chuvas). A situação é tão tranqüila que o Operador Nacional do Sistema Elétrico Nacional (ONS) quase não está autorizando o fornecimento das usinas movidas a gás, óleo ou carvão, já que as hidrelétricas estão conseguindo atender a praticamente todo o consumo nacional.

Voltar ao topo