Agências colocaram 11 mil no mercado

As Agências do Trabalhador, presentes em 227 municípios do Paraná, colocaram 11.070 trabalhadores no mercado de trabalho formal em fevereiro deste ano, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As admissões no Estado este mês chegaram a 76.930, destes, 14% foram intermediados pelo sistema público de emprego. Os números superaram fevereiro do ano passado, quando foram colocadas 10,1 mil pessoas no mercado.

 ?Com base nos bons resultados de 2004, ano em que intermediamos 121,4 mil trabalhadores, estabelecemos a meta de colocar 124 mil pessoas no mercado para 2005?, destaca o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann.

O total de vagas ofertadas também subiu, segundo o secretário. Passou de 17,2 mil em fevereiro de 2004 para 19,3 mil em 2005. As agências das cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Ponta Grossa foram as que mais contribuíram para a marca, com 630, 550 e 431 colocados, respectivamente.

Só o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD), um dos serviços oferecidos nas Agências do Trabalhador, que intermedeia pessoas com deficiência e promove cursos de qualificação, deu a oportunidade para que 121 pessoas com deficiência ingressassem no mercado de trabalho.

Serviços

As Agências do Trabalhador de todo o Paraná são vinculadas à Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP). As 217 agências são administradas por 18 escritórios regionais da secretaria. Além da busca por um emprego, as pessoas também podem ir à agência para solicitar o seguro-desemprego, inscrever-se em cursos de qualificação, pedir crédito para um pequeno negócio por meio do programa Banco Social. Se for profissional autônomo, pode se cadastrar no Disque Pequenos Serviços, que intermedeia trabalhadores como encanadores e diaristas para a realização de serviços temporários em empresas e residências. A agência central em Curitiba fica na Rua Pedro Ivo, 744, e atende pelo telefone 322-7411. Para saber a localização das agências e seus telefones de contato basta acessar a página www.setp.pr.gov.br.

Voltar ao topo