Agência para intensificar desenvolvimento do Sul

A Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Sul do Brasil terá uma diretoria executiva provisória, formada por representantes de instituições públicas e entidades privadas, sendo que ficará temporariamente instalada na sede da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), de Santa Catarina. A primeira assembléia Geral, que dará posse à diretoria executiva e presidência, será realizada no dia 7 de março.

Na assembléia dos fundadores da agência, no dia 13 de dezembro, foi definida uma agenda de trabalho a ser realizada até o dia 12 de janeiro, quando será apresentado um Plano de trabalho, apoiado pelo Ministério do Turismo. O Plano envolverá ações de organização e estruturação física da agência, formalização dos aspectos legais e administrativos, além da elaboração de um plano operacional para o ano de 2006, envolvendo projetos estruturantes e estratégicos da Microrregião Sul.

A diretoria executiva provisória foi constituída com representantes de instituições públicas e entidades privadas. Para presidente foi indicado o presidente do Convention Visitor & Bureau de Santa Catarina, Ricardo Zienmath.

Foram indicados como diretores, ainda, o representante da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras do Paraná, Ricardo Sanson; o representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Paraná, Emerson Jabour; o diretor da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio Grande do Sul, José Justo; e a representante da Secretaria de turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Maria Helena Marques.

Luiz Gonzaga de Sousa Fonseca, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH/SC) vai apoiar como secretário executivo o grupo de trabalho.

A criação da Agência de Desenvolvimento do Turismo da Microrregião Sul do Brasil é resultado da Política Nacional de Turismo, implementada pelo ministro Walfrido dos Mares Guia. O trabalho faz parte de uma ação integrada dos fóruns e conselhos de turismo dos três estados do Sul do País, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, coordenado pelo secretário nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, e a diretora de Planejamento e Avaliação do Turismo, Anya Ribeiro. 

Voltar ao topo