Sai na frente

Agência encaminha desempregados antes de determinação

Mais de 630 trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego na Grande Curitiba já foram encaminhados aos cursos de formação ou qualificação profissional. Em maio, a região da capital recebeu o projeto-piloto do programa que virou nova regra para todas as capitais, desde a semana passada. Agora, quem solicitar o seguro pela terceira vez em dez anos será obrigado a frequentar cursos técnicos de nível médio para não ter o benefício suspenso.

Prevista no decreto da Presidência da República de 16 de abril, a medida é seguida desde o dia 24 de maio na Agência do Trabalhador. Hoje, está em vigor nos 29 municípios da região metropolitana. “Até agora, 633 trabalhadores já foram selecionados. No mês que vem, estaremos funcionando em plena carga, nas 220 agências do Paraná, de acordo com o determinado pelo Ministério do Trabalho”, diz o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli.

Cursos

A exigência de qualificação será atendida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Quando o trabalhador der entrada no pedido de seguro-desemprego, o sistema indicará se ele preenche os requisitos para integrar o programa. Os cursos do Pronatec são gratuitos, têm duração de 160 horas e oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Recusa pode suspender o benefício

Caso não haja curso disponível na área de atuação do trabalhador ou na cidade onde reside, a frequência nos cursos não é obrigatória. Nesse caso, o trabalhador poderá receber o benefício normalmente, sem comprovar matrícula. Se houver curso disponível, o desempregado que não aceitar participar, terá o seguro-desemprego suspenso.

Em Curitiba, o IFPR oferece 1.140 vagas em 30 cursos, nas áreas de turismo, construção civil, comércio, serviços e informática, entre outras. Mais informações podem ser obtidas na Agência do Trabalhador da Rua Pedro Ivo, 744, Centro, ou pelo telefone (41) 3883-2201.