Agência do Trabalhador atende mais de mil pessoas nesta segunda-feira

A Agência do Trabalhador de Curitiba teve nesta segunda-feira (7) um movimento que há algum tempo não se via. Desde as seis horas da manhã uma grande fila tomava a rua Pedro Ivo, onde fica o prédio da Agência Central. O número de pessoas era intenso até o fim dos serviços, às 16:30h.

Mais de 1.000 pessoas foram atendidas na intermediação de mão-de-obra. Além delas, 55 portadores de deficiência procuraram o serviço de PPD (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), oferecido na agência. 120 profissionais autônomos também se cadastraram para as vagas disponíveis e 180 trabalhadores foram até a agência para dar entrada no seguro desemprego.

Não faltaram atendentes para suprir a grande procura por vagas, os funcionários dos turnos da 7:30h, 8:00h e 10:30h trabalharam com dedicação e por volta das 11:00 não havia filas. Preparados, os atendentes disseram ter sentido falta do movimento. ?Foi um dia agitado, mas assim é ainda mais gostoso de trabalhar?, disse a atendente Camila Ederman.

A gerente da Agência de Curitiba, Elaine Anderle, acredita que o aumento repentino na procura se deve ao fim das festas de final de ano. Ela prevê que a situação se normalize ainda esta semana.

Para o diretor-geral da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Fernando Peppes, outro motivo para a procura de hoje é o bom desempenho que a Secretaria teve em 2007. ?No ano passado, mais de 159 mil pessoas conseguiram emprego através das 245 Agências do Trabalhador do Paraná, os trabalhadores percebem estes números como indicativos de que podem confiar no trabalho que realizamos. Além disso, os paranaenses sabem o quanto o governador Roberto Requião se preocupa com a questão do emprego e o quanto este governo se dedica para melhorar a qualidade de vida de seu povo?, disse ele.

O diretor alerta que o número de vagas é grande e constante: ?Por isso não há motivos para correria. Hoje foram oferecidas 3.900 vagas pelas 245 agências do trabalhador de todo o Paraná, o número é atualizado de trinta em trinta minutos?, garante.

Outra ferramenta que ajuda a não enfrentar filas é o site da Secretaria. Através do endereço www.setp.pr.gov.br é possível fazer e atualizar o cadastro, fazer consulta e reserva de vagas. Depois, basta procurar o serviço de auto convocação da Agência, em que o tempo de atendimento é bem mais curto.

Voltar ao topo