A participação das empresas de menor porte no mercado doméstico cresceu 33% em abril, passando de 19% no mesmo mês de 2011 para 25,3%, segundo informou nesta segunda-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre as seis empresas com participação no mercado doméstico superior a 1% em passageiros por quilômetro transportado, Avianca e Trip registraram o maior crescimento em abril, quando comparadas com igual mês de 2011. A participação da Avianca aumentou de 2,6% para 5% e a da Trip saltou de 2,7% para 4,3%.

Quanto à participação de mercado, TAM e Gol lideraram o mercado doméstico em abril de 2012, com participação de 39,9% e de 34,8%, respectivamente. Ainda segundo a agência, apesar do crescimento registrado pelas duas empresas no mês passado, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2012 – quando a TAM ficou com 39,5% e a Gol com 34,4% -, a soma da participação de mercado das duas empresas em abril deste ano ficou em 74,7%. Esse resultado foi 7,8% menor que igual mês de 2011, quando essas companhias respondiam, juntas, por 81% do mercado.

No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, a participação das demais empresas cresceu 34% em relação ao mesmo período do ano passado. TAM e Gol tiveram perda de participação de mercado de 7,1% e de 9,5%, respectivamente, quando comparadas ao mesmo período de 2011.

Demanda e oferta

Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, Avianca e Trip apresentaram as maiores taxas de crescimento da demanda em abril de 2012 quando comparadas com o mesmo mês de 2011, da ordem de 100,6% e 69,1%, respectivamente, de acordo com os dados da Anac. A TAM registrou redução de 6% na demanda em abril na comparação com o mesmo mês do ano anterior e a Gol registrou aumento de 1,1% no mesmo período.

Entre as seis empresas que apresentaram participação no mercado doméstico superior a 1%, as maiores taxas de ocupação em abril de 2012 foram alcançadas pela Avianca e Azul, com 80,0% e 77,6%, respectivamente.

Nos voos internacionais, o melhor aproveitamento em abril deste ano foi alcançado pela TAM, com 83,3%. No mesmo período, a Gol alcançou 64,6%.