economia

ACSP: venda do varejo no 1º semestre tem alta de 2,9% ante igual período de 2017

As vendas do varejo na capital paulista tiveram aumento médio de 2,9% no primeiro semestre em relação a igual período de 2017, quando houve queda de 2,7%, informou nesta terça-feira, 3, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Só em junho de 2018, o movimento nas vendas varejistas apresentou alta média de 4,6% no confronto com maio, com um dia útil a mais no calendário; as vendas subiram 2,2% em relação ao sexto mês do ano passado.

O destaque das vendas no primeiro semestre foi a modalidade a prazo, que registrou elevação de 7,2% em relação aos seis primeiros meses de 2017. O crescimento, segundo a ACSP, foi puxado pelos juros menores e prazos maiores. “Esses fatores, somados à Copa do Mundo, ajudaram o desempenho das vendas de TVs. Por sua vez, as vendas à vista caíram 1,4% na mesma base de comparação”, explicou em nota o presidente da ACSP, Alencar Burti.

Somente em junho ante o mesmo mês do ano passado, as vendas a prazo avançaram 10,1%, influenciadas pelo crescimento nas vendas de televisão e outros bens duráveis em razão do evento esportivo, acrescentou. As vendas à vista, por sua vez, cederam 5,7% no sexto mês ante junho de 2017. O resultado, conforme a ACSP, foi prejudicado pelas temperaturas acima da média para o período, o que não emplacou a venda de roupas e calçados da moda outono/inverno.

No confronto com maio de 2018, o crescimento de 4,6% nas vendas foi impulsionado pela modalidade a prazo (9,1%), enquanto nas compras à vista o desempenho ficou praticamente estável (0,1%).

O presidente da ACSP espera que o avanço da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol estimule as vendas de camisetas, artigos esportivos e acessórios, e também ajude a atrair os consumidores para supermercados e bares.

Voltar ao topo