Acordo pode tirar 144 milhões da pobreza

O acordo-base alcançado sábado, em Genebra, entre 147 países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), que, de alguma forma, salva a Rodada de Doha e marca as linhas gerais para a liberalização do comércio mundial nos próximos anos, pode estimular o crescimento econômico, aumentar os investimentos e resgatar da pobreza pelo menos 144 milhões de pessoas antes de 2015, de acordo com estimativas do Banco Mundial (Bird).

Os especialistas desse organismo multilateral de financiamento estimam que o acordo mantém a esperança de conseguir um ambicioso pacto para diminuir as tarifas de importação sobre produtos industrializados e agrícolas, um corte nos gigantescos e bilionários subsídios que os países ricos concedem aos seus agricultores.

“Os obstáculos que as nações ricas impõem aos produtos que exportam os países em desenvolvimento tem dificultado suas oportunidades de ganhar novos mercados. Em média, os pobres que vivem com US$ 2 por dia, ou menos do que isso, enfrentam o dobro de barreiras comerciais que os ricos. Além disso, os subsídios que oferecem as nações desenvolvidas a seus agricultores superam o PIB da África”, diz o Bird no documento Perspectivas Econômicas Globais 2004: fazer realidade a promessa de desenvolvimento da Agenda de Doha.

Voltar ao topo