Ações seguem voláteis em Nova York, mas bolsas sobem

Os principais índices de ações do mercado norte-americano seguem em alta, mas bem abaixo das máximas do dia, com o Dow Jones chegando a recuar brevemente em território negativo antes de voltar a subir. Segundo observadores, o mercado de ações segue sua recente tendência de extrema volatilidade, particularmente na última hora de sessão.

"Eu penso que você não pode perder de vista o fato de que esta questão do crédito imobiliário de alto risco vai cair sobre os grandes bancos e financeiras", disse o executivo-chefe da Merriman Curhan Ford, Jon Merriman. "Examinar o balanço geral de um grande banco é muito difícil", acrescentou.

Ao longo do dia, as ações receberam impulso das indicações de aparente estabilização do mercado de crédito imobiliário e do fato da decisão de ontem do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) não ter aumentado o nervosismo dos investidores. O Fed manteve a inflação como sua principal preocupação e acrescentou no comunicado uma citação sobre os mercados de crédito e de moradia, reconhecendo que alguns riscos estavam lá. Além disso, parte da linguagem sobre a inflação foi ligeiramente suavizada.

"O presidente do Fed, Ben Bernanke, disse as coisas certas ontem", disse o chefe de transações da Cowen & Co., Todd Leone. "Ele não disse que iria socorrer ninguém", mas os investidores leram no comunicado uma maior inclinação a um possível corte no juro, acrescentou.

O co-chefe de transações da Canaccord Adams Joe Ranieri disse que os ganhos desta quarta-feira (8) são simplesmente uma continuação do movimento iniciado ontem após a reunião do Fed. "Mesmo embora (o Fed) não tenha reduzido as taxas de juro, as pessoas sentem muito forte que (a autoridade monetária) pode fazê-lo no próximo par de encontros. No geral, há muito impulso positivo no mercado", acrescentou.

Uma combinação de outros fatores também está ajudando o mercado de ações. O setor de tecnologia se beneficiou do crescimento de 25% do lucro trimestral da Cisco Systems e elevação da perspectiva para a receita. Por volta das 16h40 (de Brasília), as ações da Cisco subiam 7,81%.

Às 16h48 (de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,25%, o Nasdaq avançava 1,41% e o S&P-500 registrava um ganho de 0,56%. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo