Acionista da Sanepar teria fraudado balanço

No olho do furacão das denúncias de possíveis manipulações de números em balanços, a Vivendi, que nasceu como grupo especializado em distribuição de água, se transformou em um dos maiores grupos de comunicação da Europa. A Vivendi possui 30% das ações do consórcio Dominó, que detém 39,7% das ações da Sanepar, estatal paranaense de tratatamento e distribuição de água. No consórcio, a empresa italiana divide assentos com a Copel (que tem 15%), o banco Oportunity (que tem 27,5%) e com a Andrade Gutierrez, que possui outros 27,5%.

A Sanepar continua sendo uma empresa estatal, com controle do Governo do Paraná, explica a assessoria de imprensa da empresa.

Do total do capital, as integrantes do consórcio possuem, respectivamente, 11,91% (Vivendi); 10,92% (Andrade Gutierrez); 10,92% (Banco Oportunity) e 5,95% (Copel).

A Vivendi tem, dentro da Sanepar, um funcionário. É o Diretor de Operações. E a Sanepar – garante a assessoria – não tem relacionamento direto com as integrantes do consórcio.

Jean René Fourtou, atual vice-presidente do conselho de vigilância do grupo farmacêutico Aventis, foi nomeado presidente da companhia, informou um comunicado oficial da empresa, que também oficializou a saída de seu antecessor, Jean-Marie Messier.

Fourtou, de 63 anos de idade, conseguiu retirar o grupo químico francês Rhone-Poulenc de uma situação desesperadora nos anos 90.

Voltar ao topo