Acidente traz fila de volta ao Porto

Um acidente com um caminhão, sábado pela manhã, que bateu em um poste de energia elétrica e danificou o sistema de comunicação com o pátio de triagem do Porto de Paranaguá, voltou a provocar fila de caminhões na BR-277, em direção ao litoral paranaense. Caminhões não puderam descarregar de 10 horas de sábado até as 6 horas de domingo. Segundo a Ecovia Caminhos do Mar, concessionária daquele trecho, a fila chegou até o quilômetro 70, mas ontem à tarde já estava diminuindo.

A assessoria de imprensa do Porto de Paranaguá garantiu, ontem à tarde, que não houve qualquer interrupção no embarque da safra agrícola, em razão de os armazéns estarem carregados. A capacidade de descarga é de 100 caminhões por hora. A expectativa da administração portuária era que ainda ontem a situação de descarga dos caminhões pudesse estar regularizada.

Há duas semanas, filas se formaram às margens da rodovia em razão de uma paralisação do porto provocada por empresários e trabalhadores. A paralisação durou cinco dias e o trabalho foi retomado depois de intermediação do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB). Os caminhoneiros conseguiram o pagamento de R$ 0,40 por tonelada em cada hora parada.

Sinalização

Os portos de Paranaguá e Antonina alcançaram em fevereiro deste ano os índices máximos em eficiência por balizamento, segundo dados do Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rego, instituição vinculada à Marinha do Brasil.

Os dados também atestam que os portos paranaenses obtiveram 100% de eficiência em sinalização náutica nos últimos 12 meses e no acumulado do ano, superando os índices dos portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e São Francisco do Sul (SC).

A sinalização náutica ou balizamento, sob a responsabilidade da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), é a segunda maior do Brasil. São 64 sinais, distribuídos em uma extensão de aproximadamente 65 quilômetros, localizados entre a Bóia 1, do Canal da Galheta, e a Bacia de Evolução do Porto “Barão de Teffé”, em Antonina.

No mapa demonstrativo de índice de eficácia por balizamento de fevereiro, os portos de Paranaguá e Antonina não apenas registraram 100% em eficácia, como também não apresentaram nenhuma irregularidade.

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