Daniel Derevecki
Daniel Derevecki

Em dezembro, 57% do total dos internautas residenciais (21,4 milhões) visitaram algum site de comércio eletrônico.

A busca por páginas de comércio eletrônico na Internet no mês de dezembro do ano passado bateu recorde. Pela primeira vez desde a criação da pesquisa do Ibope/NetRatings, em 2000, esse segmento ultrapassou a barreira dos 12 milhões de visitantes únicos residenciais.

De acordo com o gerente de análises do Instituto, Alexandre Magalhães, também é a primeira vez que o setor atinge 57% do total dos internautas residenciais que visitaram algum site de comércio eletrônico. "O crescimento indica que o comércio eletrônico cresce mais que a própria Internet, que por sua vez, apresenta índices inéditos de aumento de sua base de internautas", destacou em nota.

A pesquisa promovida pelo Ibope e NetRatings apurou um número total de 21,4 milhões de internautas residenciais, o que representa um avanço de 48,4% na comparação com o mesmo mês de 2006 e de 0,7% ante novembro do ano passado.

Internet

O Brasil também continua sendo o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com a média de 22 horas e 59 minutos, cinco minutos a menos que o mês passado e uma hora e 20 minutos acima do tempo apurado em dezembro de 2006.

As categorias com melhor desempenho por número de usuários residenciais em dezembro do ano passado em comparação com novembro do mesmo ano foram: "Ocasiões Especiais", impulsionada pelo envio de cartões de Natal, com crescimento de 23,2% e um total de 4,2 milhões de internautas; "Automotivo", que cresceu 6 3% e recebeu 3,4 milhões de visitantes; e "Casa e Moda", com 3 6% de aumento e um total de visitas de 7,1 milhões de pessoas.