Portos do Paraná

Abertas propostas para compra de draga

Depois de um adiamento no início do mês, a licitação para compra de uma draga para os portos do litoral do Paraná teve continuidade esta semana. Na última quinta-feira, foi aberta a concorrência internacional para a compra.

De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), duas empresas foram classificadas como possíveis fornecedoras, e devem disponibilizar, agora, suas embarcações para vistoria. Ambas se encontram em estaleiros na região sudeste da China: uma está em Xangai, outra em Linhai.

O valor máximo da licitação é de R$ 46,6 milhões. A Appa não divulgou, no entanto, o valor ofertado pelas empresas, nem o nome das companhias que continuaram na disputa.

O adiamento, decidido no último dia 8, foi motivado, na justificativa do superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, para permitir a participação de mais empresas no processo no entanto, informações de bastidores davam conta, na época, que o procedimento estaria sob suspeita de ser direcionado para a vitória de um grupo que se habilitou à concorrência.

O superintendente da Appa explicou que, na primeira etapa da concorrência, foram avaliados os critérios técnicos das embarcações, como calado, capacidade volumétrica e de bombeamento, autonomia em operação, entre outros requisitos. Como as empresas abriram mão de recursos, foram avaliadas, também na tarde de quinta-feira, as propostas de preço.

A próxima fase será a vistoria das embarcações, em seus estaleiros de origem. A verificação é feita por especialistas de uma sociedade classificadora empresas ou entidades reconhecidas pela Marinha do Brasil para atuar na regularização, controle e certificação de embarcações nos aspectos relativos à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e da prevenção da poluição ambiental.

Ainda não há definição quanto ao prazo para a vistoria. Confirmando-se as condições das dragas, a empresa ganhadora da concorrência terá 60 dias para entregar a embarcação no Porto de Paranaguá.

A aquisição de uma draga permitirá à Appa manter os canais de acesso e demais áreas de navegação dos portos do Paraná em condições seguras de navegabilidade para as mais de 2,3 mil embarcações que atracam, em média, por ano em seus cais.