Abertas inscrições para concurso do INSS

Estão abertas, até o dia 10 de dezembro, as inscrições para o concurso público que irá preencher 900 vagas e formar o cadastro de reserva no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As vagas são para o cargo de analista do seguro social.

Para poder ocupar a função é necessário ter graduação em Serviço Social. No Paraná são 51 vagas distribuídas entre as gerências do INSS de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. A remuneração é de R$ 3.586,26.

A avaliação será objetiva e será aplicada no dia 11 de janeiro pela Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio).

No Paraná a avaliação acontecerá em Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Ao todo são quarenta questões envolvendo Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e conhecimentos específicos na área de Serviço Social.

Os candidatos que forem aprovados para o cargo de analista de seguro social do INSS irão realizar atividades de atendimentos aos usuários no INSS, elaboração projetos na área Serviço Social e reabilitação profissional e criação de avaliações sociais. Além dessas atividades, é responsabilidade dos analistas a certificação do cumprimento dos direitos previdenciários dos usuários e os servidores do Instituto.

As inscrições para o concurso podem ser feitas através do site www.funrio.org.br até às 23h59 do dia 10 de dezembro e nas agências credenciadas dos Correios até três de dezembro. A taxa de inscrição é de R$ 50. Maiores informações pelo site da Funrio ou pelo www.previdenciasocial.gov.br.

Provas

De acordo com o coordenador do curso preparatório Luiz Flávio Gomes, em Ponta Grossa, Aldenir Selbmann, a Funrio não costuma realizar provas a nível nacional como a do concurso do INSS. A principal dica passada por ele é, “que o candidato estabeleça uma meta onde possa focar qual é a área em que ele deseja trabalhar”.

No caso do concurso do INSS, o coordenador diz que “os candidatos que já estudam para concursos como da Receita Federal e Justiça Federal também podem se aventurar, pois a base dos conteúdos cobrados para esses órgãos é muito semelhante. Além disso, é muito importante que o candidato treine as questões através de provas antigas feitas pela Funrio. Isso faz com que ele tenha menos dificuldades com as questões no momento da avaliação”, frisa.

Se você tiver criticas ou sugestões escreva para concurso@oestadodoparana.com.br.

Voltar ao topo