Abeiva quer redução imediata de imposto de importação

A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) encaminhou hoje (31) ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, um pedido de redução imediata da alíquota de importação de veículos de 35% para 20%.

Segundo a entidade, a medida é necessária para evitar um ?colapso? nas atividades de importação de carros, em razão da alta do dólar nos últimos dias.

Em 30 dias, a desvalorização do real chegou a 16,2%. No dia 28 de junho, a moeda norte-americana era cotada a R$ 2,84. Hoje, a cotação chegou a R$ 3,61. A associação defende que a redução da alíquota seria uma importante e inadiável compensação aos importadores, ?em face da delicada situação de falta de competitividade que enfrentam neste momento?, segundo comunicado.

Para os importadores, a alíquota de 20% deveria ter entrado em vigor no dia 1º de janeiro de 2000. ?Mas, houve quebra de protocolo por parte do governo, o que impôs ao mercado interno e ao Mercosul a elevada taxa de importação?, diz o texto.

Voltar ao topo