Abegás: Consumo de gás cresce 3,79% em relação a 2013

O consumo de gás natural em maio deste ano apresentou expansão de 3,79% em relação ao mesmo período de 2013 ao atingir uma média de 76,041 milhões de metros cúbicos por dia (m?/d). Na comparação com abril, houve uma expansão de 0,7%, de acordo com dados divulgados na manhã desta quinta-feira, 3, pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

O resultado foi impulsionado por uma expansão de 14% na cogeração ante maio do ano passado e de 5,7% em relação a abril. “O crescimento é justificado pela maior competitividade sobre outros insumos energéticos e à alta do preço da energia elétrica”, destaca a entidade.

No segmento industrial, o consumo cresceu 0,5% em relação a maio do ano passado e 1,7% ante abril, consolidando assim um crescimento registrado desde o início do ano. O consumo neste segmento totalizou uma média de 29 milhões m?/d, o que representa o melhor resultado desde agosto de 2013.

No caso do segmento automotivo, os sinais foram contraditórios. O volume consumido em maio ficou 2,9% inferior ao do mesmo período do ano passado, porém representou uma expansão de 0,9% ante abril deste ano, após um período de dois meses seguidos de retração.

A geração elétrica continua em alta, com expansão de 16,3% na comparação anualizada e 1,3% na comparação mensal, contrastando com a situação de consumo no setor residencial. Embora o número de consumidores tenha crescido 0,7% e atingido 2,5 milhões em todo o País, o consumo residencial encolheu 14,3% na comparação com maio de 2013 e 2,7% em relação a abril deste ano.

Voltar ao topo