A pedido do FMI, Argentina acaba com cotação oficial do dólar

O Banco Central da República Argentina (BCRA) suspende a partir de hoje suas operações de compra e venda de dólares, extinguindo assim a cotação oficial da moeda e avançando na flexibilização total do mercado cambial, um requisito do FMI (Fundo Monetário Internacional) para a negociação de um acordo.

A intervenção do BCRA no mercado cambial foi adotada depois da desvalorização do peso em janeiro, para controlar uma eventual grande queda da cotação do peso e restringir as operações em dólares.

A decisão foi anunciada em um comunicado divulgado ontem e dirigido às entidades financeiras do país. A unificação do mercado cambial foi decidida na segunda-feira, quando, pela primeira vez em dez meses, o peso foi negociado no mercado livre por um centavo a menos do que seu valor de cotação nas entidades que até hoje operavam por designação do banco central. Ontem, a moeda se manteve estável, cotada a 3,49 pesos por dólar no mercado livre e a 3,50 pesos por dólar no mercado regulado pelo banco central.

Voltar ao topo