A China e o Paraná

A cônsul da república popular da China, Li Jiao Yun, esteve ontem com o governador Roberto Requião, no Palácio Iguaçu, onde aproveitou a visita de cortesia para defender um maior intercâmbio entre a China e o Paraná. "O meu objetivo é promover ainda mais a cooperação e a amizade entre o povo brasileiro com o chinês", declarou a diplomata.

O governador Requião apresentou alguns dados sobre a economia do Paraná e falou sobre os transgênicos. "O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro do mundo. Nós produzimos 25% dos grãos do País e estamos fazendo de tudo para produzir somente soja não-transgênica", relatou.

Para a cônsul, o Paraná é um Estado com papel importante no desenvolvimento sócio-econômico do Brasil. "Agora que assumi o cargo no consulado, vou fazer de tudo para promover a cooperação dos chineses com o Paraná, pois a China e o Brasil têm uma relação de parceria estratégica e excelente", afirmou.

Empreendimento em Florianópolis

Um condomínio residencial de alto padrão com a grife do resort Costão do Santinho deverá surgir no primeiro semestre de 2006 e, com ele, a cidade que mais recebe novos moradores e turistas no Brasil atrairá um novo público: o amante do golfe.

A construção do Costão Golf Club será anunciada neste sábado, dia 18 de dezembro, em um evento de lançamento que contará com a presença da prefeita Angela Amin e de outros convidados, entre autoridades e celebridades, do Brasil e do exterior. O empreendimento é uma iniciativa da Costãoville Empreendimentos Imobiliários.

Reação à falsificação

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, enviou à Assembléia Legislativa projeto que, na prática, impedirá o funcionamento de postos e distribuidoras flagradas comercializando combustíveis adulterados.

O projeto, que ainda precisa da aprovação dos deputados estaduais, pode ser considerado a mais dura ação do governo do Estado contra a gasolina batizada. Seu texto prevê a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de todo o estabelecimento que "adquirir, distribuir, transportar, estocar ou revender" gasolina, gás, álcool ou qualquer outro combustível com solventes ou fora de especificação.

Política sindical

Começa hoje, às 9h, na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep), em Curitiba, a quarta e última etapa do Curso de Política Sindical para Jovens e Mulheres Trabalhadoras Rurais. Todos receberão certificados de conclusão do curso. Esta é a primeira turma do curso, que tem 44 inscritos.

A seguir, o grupo se desloca para Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, onde conhecerá a experiência local de desenvolvimento rural sustentável. A produção e o beneficiamento de leite de gado criado a pasto, além do beneficiamento de cana-de-açúcar e a produção de hortaliças e conservas, estão no roteiro.

A programação vai até o dia 17, quando o grupo visita um ponto de comercialização dos produtos e, de lá, retorna para as suas regiões.

Aprimoramento em Linux

A Conectiva, principal distribuição Linux da América Latina, anunciou o lançamento no mercado brasileiro da apostila Administração de Redes Linux II, que faz parte da linha de treinamento Conectiva-pro, voltada para pessoas que tenham interesse em adquirir conhecimento avançado sobre esse sistema operacional de código aberto.

O material, que foi elaborado por uma equipe de profissionais altamente qualificados, a mesma que desenvolveu o Conectiva Linux 10, é inédito e apresenta como temas principais LDAP e Samba, que são assuntos atuais e essenciais para a formação completa de um administrador de rede Linux. O LDPA é um protocolo de acesso a serviços de diretórios cada vez mais utilizados em redes de computadores, já o Samba, permite que sistemas unix ou linux integrem-se em redes windows, possibilitando a interoperabilidade entre os sistemas.

Para mais informações, acesse o site: www.conectiva.com.br/treinamento

Crédito consignado

O crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS é o novo filão dos bancos para aumentar suas carteiras de financiamento. Em apenas dois dias, o Bradesco anunciou dois acordos para repasse de recursos a beneficiários do INSS. O mais recente foi fechado na segunda-feira, com o Banco Cruzeiro do Sul. Serão R$ 4 bilhões em recursos e o prazo do acordo é de três anos. No mesmo dia, o Bradesco havia anunciado um acordo do mesmo tipo com o BMC, para compra de até R$ 2 bilhões em créditos vinculados ao INSS.

Na avaliação do presidente do Bradesco, Márcio Cypriano, os acordos operacionais que estão sendo realizados entre bancos e com redes do varejo ampliam a eficiência da estrutura de crédito do País.

Voltar ao topo