25 anos da Aker Kvaerner na CIC

O grupo Aker Kvaerner está completando 25 anos de presença na Cidade Industrial de Curitiba. Inicialmente chamada Kamyr, a empresa escandinava, fornecedora de tecnologia e equipamentos para a produção de celulose, instalou-se há 31 anos em São Paulo. O desenvolvimento da Cidade Industrial de Curitiba chamou a atenção do grupo, que decidiu instalar sua fábrica em Curitiba, em novembro de 1978. A partir de 1995, a Kamyr passou a chamar-se Kvaerner, começando a atuar também na área de equipamentos para a exploração de petróleo.

Em 2001, a Kvaerner uniu-se a um outro grupo norueguês chamado Aker Maritime, e com essa fusão assumiu o nome Aker Kvaerner. Em Curitiba a empresa abriga toda a área administrativa e fabril das unidades de negócio de Celulose (Pulping) e Petróleo (Oilfield Products).

Atualmente a Kvaerner Pulping fornece engenharia, tecnologia, equipamentos e serviços para a produção de celulose, geração de energia e recuperação de químicos. Além de atender ao mercado brasileiro, a Kvaerner Pulping também possui clientes na Argentina e no Chile, entre outros.

A Kvaerner Oilfield Products – KOP, é a divisão que fornece equipamentos para a exploração submarina de petróleo. Estes podem ser instalados em profundidades de até 3.000m, destacando a Kvaerner como a primeira empresa no mundo a fornecer equipamentos para poços de exploração de petróleo nessa profundidade. Esses poços ainda estão em fase de desenvolvimento, porém a KOP, antecipando-se às necessidades dos clientes, já projetou e forneceu equipamentos para tal profundidade. Em 2003, após oito anos de atuação no mercado brasileiro, foi entregue no mês de setembro a centésima “Árvore de Natal”, principal equipamento fornecido pela empresa para exploração submarina de petróleo. Outro marco importante foi a entrega em 1999 de um grande equipamento submarino chamado “Manifold”.

Além de Curitiba, a empresa possui escritórios de vendas e marketing no Rio de Janeiro e a recém inaugurada base de pós-venda em Rio das Ostras – RJ, com estrutura para assistência técnica, montagem e reparos de equipamentos petrolíferos, visando agilidade no atendimento ao único cliente local do ramo – a Petrobras.

As áreas de celulose e petróleo estão em pleno desenvolvimento no Brasil. O mercado de fornecimento de equipamentos está aquecido, mas é extremamente competitivo, com vários fornecedores nacionais e internacionais. A área fabril da empresa na CIC é utilizada para a fabricação dos equipamentos de exploração de petróleo. Na área de celulose, somente os equipamentos de tecnologia proprietária e reparos são realizados em Curitiba.

O grupo Aker Kvaerner está presente em mais de 30 países, empregando aproximadamente 30 mil pessoas no mundo todo, e apresenta um faturamento anual de aproximadamente seis bilhões de dólares.

Voltar ao topo