190 mil empresas já se recadastraram

Cerca de 190 mil empresas já fizeram o recadastramento na Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O prazo para as empresas atualizarem o cadastro se encerra no próximo dia 20. “A previsão é que cerca de 300 mil empresas façam o recadastramento”, disse o presidente da Junta, João Luiz Biscaia. Ele lembra que o procedimento é obrigatório para todas as empresas, estabelecimentos comerciais e cooperativas que estão em atividade.

Biscaia afirmou que está satisfeito com a movimentação dos empresários para atualizar as informações das empresas paranaenses. Ele acredita que nos próximos 15 dias, período que falta para acabar o recadastramento, muitos processos em andamento estarão concluídos. As empresas que não fizerem o recadastro terão o registro cancelado e perderão o direito de utilizar o nome do estabelecimento.

O presidente da Junta lembra que os empresários podem recorrer à Internet, no endereço eletrônico www.pr.gov.br/jucepar, para retirar o formulário. Os documentos precisam ser assinados por todos os sócios e podem ser entregues em qualquer um dos 24 escritórios e 24 postos de atendimento espalhados no Estado. Na entrega dos documentos, o empresário tem que pagar uma taxa que varia de R$ 27,00 a R$ 100,00, conforme o porte da empresa.

Segundo Biscaia, a Jucepar montou um esquema especial para o atender o recadastramento, destacando pessoal especializado, num grupo independente daquele que faz o atendimento diário. Esse pessoal foi designado especificamente para receber os formulários, que são entregues pessoalmente, e também para dar orientação aos empresários. No escritório da Junta foi montado um local onde os empresários podem fazer a simulação do recadastramento.

Além da importância da atualização do cadastro, o recadastramento vai permitir que seja elaborado um perfil empresarial do Estado, que vai apontar tendências da economia regional e identificar as novas oportunidades de negócios. Estima-se que estão cadastradas na Junta 1,1 milhão de empresas, sendo que desse total apenas 500 mil devem estar em atividade.

O recadastramento das empresas ativas do Paraná atende ao Decreto Estadual n.º6.151, de 22 de agosto de 2002. A atualização das informações empresariais e comerciais também está prevista pelo artigo 60 da Lei Federal n.º 8.934/94, regulamentada pelo Decreto n.º 1.800/96 e pela Instrução Normativa DNRC n.º 72, de 28 de dezembro de 1998.

Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-64 4151.

Voltar ao topo