1ª prévia de setembro do IGP-M tem variação nula

A primeira prévia de setembro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) mostrou variação nula (0%) ante queda de 0,01% em igual prévia de agosto, informou nesta quarta a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A entidade divulgou também os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de setembro. O Índice de Preços por Atacado (IPA), que representa 60% do total do IGP-M, teve deflação de 0,14% na prévia anunciada nesta quarta-feira (10), em comparação com a queda de 0,24% registrada na primeira prévia de agosto. Por sua vez, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que tem 30% de participação no IGP-M, registrou taxa negativa de 0,08% em setembro, ante avanço de 0,07% na primeira prévia de agosto. Já o Índice Nacional de Custos da Construção (INCC), que representa 10% do total do IGP-M, teve alta de 1,17% na primeira prévia anunciada nesta quarta, em comparação com a alta de 1,4% em igual prévia de agosto.

O resultado acumulado do IGP-M é muito usado como índice de reajuste nos contratos de aluguel. Até a primeira prévia de setembro, o indicador tem elevações de 8,35% no ano e de 12,19% nos últimos 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo da primeira prévia do IGP-M de setembro foi do dia 21 a 31 de agosto.