Dupla rouba sete caixas de remédio para leucemia da Unicamp

Dois homens armados com revólveres renderam os funcionários do almoxarifado do Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Hemocentro, por volta das 8h30 de hoje. Eles levaram sete caixas do medicamento Glivec (Sal-Imatinib), usado para o tratamento de pacientes com leucemia mielóide crônica, um tipo de câncer. Cada caixa tem 120 comprimidos. A Unicamp não informou o valor do produto, mas nas farmácias a caixa do Glivec é vendida a R$ 9.679, apenas sob encomenda. Ninguém foi preso.

Segundo a Coordenadoria do Hemocentro, também foram roubados objetos pessoais dos funcionários. Após o assalto, os servidores acionaram a vigilância da Unicamp e a polícia. A Coordenadoria informou que nenhum dos funcionários foi agredido.

A Coordenadoria informou que o almoxarifado tem seguro, acionado hoje para repor os medicamentos. O Hemocentro vai estudar a implantação de um sistema de entrega do remédio aos pacientes que dispense a manutenção em estoque. Os doentes atendidos no Hemocentro consomem em média 70 caixas do Glivec por mês.

O medicamento é fabricado pela empresa Novartis. De acordo com o Hemocentro, 97% da distribuição no Brasil é feita por meio de instituições credenciadas pelo Ministério da Saúde.

Voltar ao topo