Duhalde decidiu antecipar as eleições presidenciais

?El sillón de Rivadavia?, como é conhecida a cadeira presidencial argentina, poderá ter um novo ocupante antes do previsto. Hoje, o presidente Eduardo Duhalde se preparava para anunciar a antecipação das eleições presidenciais. As eleições, previstas inicialmente para setembro de 2003, seriam realizadas na primeira quinzena de março do ano que vem. A posse do sucessor de Duhalde, inicialmente planejada para o dia 10 de dezembro de 2003, ocorreria no dia 25 de maio do ano que vem, uma data emblemática, já que é o dia da ?Revolución de Mayo?, que deu início ao processo de independência do país.

O anúncio causou surpresa em Buenos Aires, já que ao contrário de ocasiões anteriores, nenhuma informação sobre o assunto vazou desde a Casa Rosada, a sede do governo. Extra-oficialmente comentou-se que somente um minúsculo círculo de assessores de Duhalde estava por dentro da decisão de antecipar as eleições. Simbolicamente, o anúncio foi realizado no dia em que Duhalde aniversariou seis meses no poder.

O anúncio oficial era esperado para o início da noite, e seria realizado em rede nacional de TV pelo próprio presidente Duhalde. Meses atrás, Duhalde havia declarado que poderia convocar eleições antes do previsto caso fosse obtido um acordo com o FMI e a situação do país se ?normalizasse?.

Voltar ao topo