Donas de casa comparam preços em supermercados

As donas de casa prometem percorrer hoje seis redes de supermercados de Curitiba para pesquisar 54 itens de vários produtos, desde os essenciais – arroz, feijão, carne, leite -, além de material de limpeza, higiene e beleza. Amanhã o mesmo grupo deve seguir até Guaratuba para pesquisar os preços junto aos estabelecimentos do litoral paranaense, e os dados deverão ser confrontados. O trabalho é resultado da parceria entre o Sindicato dos Proprietários de Bares, Restaurantes e Similares do Litoral (Sindilitoral) e a Associação das Mulheres Donas de Casa e Consumidores do Paraná (Ampar).

O presidente do Sindilitoral, José Carlos Chicarelli, explica que a idéia é fazer um trabalho contínuo de pesquisa de preços durante a baixa e alta temporada. “Queremos ver a relação de preços durante o período de um ano”, conta Chicarelli. Na baixa temporada, os preços serão pesquisados uma vez por mês, enquanto na alta, a cada quinze dias. “Nosso interesse é verificar a variação de preços e, através do bom senso, questionar e cobrar dos supermercados o motivo de diferenças tão grandes.”

Além dos produtos essenciais, estão incluídos na lista do litoral itens como gasolina e bebidas (cerveja e refrigerante). “Queremos que os comerciantes desenvolvam a política do preço justo, para que tanto o morador como o turista não sejam prejudicados”, ressalta.

Donas de casa

A presidente da Ampar, Vera Bartz, salienta a importância de pesquisar antes de ir às compras. Segundo ela, pesquisas realizadas pela associação no período de dezembro de 2002 a março deste ano apontaram que havia diferença de até 50% nos preços de determinados produtos de um supermercado para outro. Também foi constatada alta exagerada de preços durante o mês de dezembro. “A gente chega no mercado e se sente impotente. O consumidor final é sempre lesado, principalmente o de baixa renda”, aponta.

Ela lembra que, no ano passado, tentou negociar com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) a variação de preços, sem sucesso. “Falaram que a gente teria que conversar individualmente com cada supermercado, que por sua vez alegou que seria impossível negociar preços em dezembro, já que os valores com os fornecedores já estavam fechados”, lembra. O grupo de donas de casa resolveu então iniciar já este mês as pesquisas, para tentar nova negociação em meados de outubro ou novembro.

Os supermercados a serem pesquisados são o Mercadorama, Extra, Carrefour, Condor, Big e Superpão.

A Ampar foi fundada no dia 14 de junho de 2001 e conta atualmente com cerca de 1,5 filiadas em todo o Paraná. Só em Curitiba, são cerca de 300. Além da questão de preços para consumidores, a associação cuida ainda de assuntos como previdência social e violência contra a mulher.

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