Doleiro Toninho Barcelona vai depor amanhã à CPI do Banestado

O doleiro Antônio Oliveira Claramunt, conhecido como Toninho Barcelona, prestará depoimento amanhã, às 11h, à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a evasão de divisas do Brasil. A convocação foi decidida pela CPI do Banestado no último dia 14.

Apontado como um dos maiores doleiros do país, Toninho Barcelona é suspeito de crimes contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro. Ele está sendo acusado de intermediar remessas ilegais de dólares para o exterior por meio de contas CC-5 do Banestado. Possíveis conexões do depoente com policiais e com juízes também estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

A agenda da CPI do Banestado para este mês inclui ainda o depoimento, nesta sexta-feira (23), no Paraná, do bicheiro Alberto Youssef. Acusado pelo Ministério Público de sonegar mais de US$ 33 milhões de impostos entre 1996 e 1999, ele também é suspeito de lavagem de dinheiro.

Para o dia 27 deste mês, foi convocado o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Investigações conduzidas pela polícia e pelo MP sobre contas no exterior que teriam recebido recursos desviados de obras públicas da Prefeitura de São Paulo levaram à convocação de Pitta. O depoimento será em Brasília.

A CPI do Banestado, que funciona desde julho do ano passado, investiga a remessa ilegal para o exterior de dólares pelas chamadas contas CC-5 em Foz do Iguaçu (PR), entre 1996 e 2002. O presidente da CPI é o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) e o deputado José Mentor (PT-SP) é o relator da comissão.

Voltar ao topo