Dólar baixo e inovação derrubam preço de eletrônicos

Ficou mais barato comprar eletroeletrônicos nos últimos três anos. A queda do dólar – iniciada em meados de 2004 – teve impacto direto no preço de ao menos 13 produtos dos 525 analisados pelo diretor do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), Márcio Nakane.

O telefone celular ficou 72% mais barato. Alimentos à base de trigo – macarrão, por exemplo – ficaram com preço até 19% mais baixo. Itens importados, como o bacalhau, custam hoje quase 12% menos do que em 2004.

No caso de celular, computador, impressora e máquina fotográfica a constante inovação tecnológica também ajuda a reduzir os preços. "É natural que o preço caia ao longo do tempo", diz Nakane. "Mas o dólar em baixa exacerbou esse processo." O brasileiro passou a gastar menos também na hora de se vestir.

A queda da moeda americana afeta a inflação brasileira ao tornar mais baratas as peças importadas, usadas na produção de eletrônicos, e ao facilitar a importação de produtos como roupas vinhos e bacalhau. Estimula, ainda, a concorrência, já que as empresas brasileiras procuram equiparar os preços dos produtos nacionais aos de importados para conquistar a preferência do consumidor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.