Doença sigatoka negra suspende certificação de bananas no Paraná

A Secretaria da Agricultura detectou a presença do fungo Mycosphaerella fijiensis, agente causador da doença conhecida como sigatoka negra, em pomares de banana do Paraná. Depois de constatar a doença em duas regiões de exploração da bananicultura no Estado ? litoral e norte paranaense ?, o Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), suspendeu o sistema de certificação fitossanitária e a permissão de trânsito da fruta. A operação se realiza em parceria com o Ministério da Agricultura, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Embrapa e outras entidades.

Segundo o diretor da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), Carlos Alberto Salvador, foram traçadas estratégias que incluem ajustes de procedimentos dentro da cadeia produtiva da banana, programa de capacitação e treinamento de profissionais e agricultores para combater a doença, e desembaraçamento legal dos fungicidas úteis para controle do Mycosphaerella fijiensis.

A sigatoka negra apareceu nas Ilhas Fiji, em 1963 e foi identificada em bananais de Honduras e Costa Rica em 1972. Passou por lavouras do Equador, Colômbia, Peru e Bolívia. Em 1998 surgiu no Amazonas e em junho de 2004 atacou os bananais do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. O ataque se dá nas folhas, podendo afetar a produção, mas existe a possibilidade de controle usando mudas resistentes ou fungicidas. O consumo de bananas, mesmo de plantas contaminadas, não apresenta riscos à saúde humana.

Voltar ao topo