Doença respiratória mata três brasileiros por hora

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, como é designada entre os profissionais de saúde, é um problema de caráter progressivo que se caracteriza pela presença de sintomas respiratórios crônicos (tosse, produção de catarro e falta de ar). O termo DPOC engloba duas enfermidades, bronquite crônica e enfisema pulmonar, que acometem os pacientes simultaneamente. A doença chega a matar 30 mil pessoas por ano, no país. Isso significa que, a cada hora, morrem três pessoas.

A doença atinge quase 7 milhões de brasileiros e supera os índices de óbito por acidente de trânsito (29.640 óbitos) e pneumonia (29.345 óbitos). Uma das complicações da doença é a limitação das atividades diárias. ?O paciente chega a ter dificuldade nas rotinas básicas, como tomar banho, alimentar-se, caminhar e até conversar. A doença é muito grave. O indivíduo passa a depender da ajuda de familiares para exercer essas atividades?, informa José Jardim, professor de Pneumologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Isso ocorre, segundo Jardim, devido à perda da capacidade pulmonar do paciente. Os fumantes são os mais atingidos com 90% dos casos. Uma das conseqüências da DPOC são as internações freqüentes causadas pela piora do quadro conhecida como exacerbação. Por esta razão, a doença tem forte impacto econômico para o governo, uma vez que a necessidade de internações é freqüente. Segundo dados do Datasus, em 2001, o governo gastou R$ 100 milhões com pacientes internados pela DPOC, o dobro dos gastos com internações por pneumonia.

A DPOC também ocasiona perda de dias de trabalho ao paciente, pela falta de resistência física. Em casos mais graves, leva a pessoa a permanecer com fornecimento de oxigênio por equipamentos. Depressão, ansiedade e falta de esperança também são comuns em portadores da doença.

Para diagnosticá-la é necessário que o médico esteja atento aos seus sinais clínicos, principalmente, a falta de ar persistente que ocorre em fumantes crônicos. A espirometria (um teste que avalia a função pulmonar) é um exame complementar para o diagnóstico. De modo geral, os pacientes procuram o médico quando a dificuldade para respirar já está interferindo em suas atividades diárias normais.

A doença tem maior incidência em homens, embora verifique-se um crescimento no número de mulheres com DPOC. Isso é explicado pelo aumento dos índices do tabagismo na população feminina.

Voltar ao topo