Disputa é grande pela presidência do BB e Caixa, dizem petistas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pode adiar o anúncio dos nomes dos futuros presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, os principais bancos federais do país. Lula deve anunciar hoje os nomes do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) para a Petrobras, do físico Luiz Pinguelli Rosa para a Eletrobras e do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Lessa, para o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo integrantes da cúpula do PT e futuros ministros, o anúncio dos nomes dos presidentes da Caixa e do BB deve ficar para depois da posse de Lula. O motivo da prorrogação é a alta disputa tanto no PT como fora do partido pela presidência dos dois bancos. Se depender da vontade da cúpula petista, a presidência da Caixa vai para o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, João Vaccari Neto. Seu nome é o mais forte para assumir o cargo.

A disputa pelo BB, no entanto, é muito maior. O mais cotado dentro do PT para assumir a instituição é o deputado eleito Paulo Bernardo (PT-PR). Amigo pessoal do governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, de quem foi secretário da Fazenda, a indicação de Bernardo fecharia as arestas do PT com o diretório do Paraná, que exigia um ministério no futuro governo, mas acabou ficando de fora das indicações. Ele esteve reunido em São Paulo no último dia 20 para discutir a indicação de nomes para presidentes de bancos federais.

Bernardo é um nome que agrada aos petistas do Paraná. Depois de participar do governo de Zeca do PT, ele foi convidado pelo prefeito de Londrina Nedson Micheleti (PT) para assumir a secretaria da Fazenda e colocar as contas da cidade em ordem. O deputado federal Geraldo Magela (DF), candidato derrotado ao governo do Distrito Federal, chegou a ser cogitado para a presidência do Banco do Brasil. Ele saiu da lista de cotados, pois o PT acredita que Magela ainda pode vir a ocupar o governo do DF caso as acusações de corrupção envolvendo o governador reeleito Joaquim Roriz (PMDB) levem a seu afastamento.

Além de Bernardo, também estão na lista de cotados para o BB os nomes do vice-presidente de Agronegócios e Governo do banco, Ricardo Conceição, e do vice-presidente de Negócios Internacionais e Atacado do BB, Rossano Maranhão Pinto.

Voltar ao topo