Diretran recomenda atenção a pais e alunos no trânsito

A Diretran recomenda aos pais e alunos que redobrem os cuidados no trânsito nessa época de volta às aulas. "A pressa, a falta de atenção e o desrespeito à sinalização colocam em risco a segurança dos alunos e causam acidentes", alerta a coordenadora do Núcleo de Educação e Cidadania (NEC) da Diretran, Maura Moro.

Para chamar a atenção de pais e alunos e organizar o trânsito na região dos colégios, a Prefeitura de Curitiba deu início nesta semana à Operação Escola 2006. Nas 169 instituições municipais o trabalho é feito por integrantes do Pelotão Escolar da Guarda Municipal, que recebem treinamento especial da Diretran para organizar o tráfego de veículos e a travessia dos estudantes em frente à escola.

Nas escolas estaduais, o trabalho é feito pela Polícia Militar. Em 54 colégios particulares, especialmente na região central de Curitiba, a orientação é feita por monitores da própria escola, também treinados pela Diretran.

Também começa nos próximos dias uma série de ações especiais para relembrar motoristas e pedestres das principais regras de trânsito. As faixas com alertas para diminuir a velocidade e cuidar do pedestre já estão sendo penduradas em postes das ruas próximas a escolas. Serão distribuídos novos folhetos sobre uso do cinto de segurança, o risco de dirigir falando ao celular, o comportamento do pedestre e sobre a contratação de serviços particulares de transporte escolar. Até um gibi de trânsito está sendo elaborado para chamar a atenção do público infantil.

"A sinalização, as campanhas e a presença dos guardas e monitores são um grande auxílio, mas nada substitui a responsabilidade e o cuidado que cada um deve ter com a própria segurança e a do próximo", afirma a coordenadora do NEC.

Voltar ao topo