Diretor do BC diz que recuperação da economia é consistente

A atividade econômica vem se mantendo em expansão e evolui de modo consistente quanto às projeções para o crescimento sustentado. Quem garante é o diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Beviláqua, com base na expansão de 2,7% que o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou no primeiro trimestre deste ano. O resultado deu seqüência à recuperação registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir do terceiro trimestre de 2003.

Beviláqua disse que os indicadores de atividades refletem a continuidade de recuperação da demanda interna, bem como o dinamismo das exportações, que vão garantir saldo recorde da balança comercial neste ano. Isso, apesar de o cenário internacional estar menos favorável, com permanência dos preços do petróleo em patamar elevado e a retomada gradativa do aumento da taxa de juros norte-americana.

De acordo com o diretor, o crescimento do consumo interno é influenciado não apenas pelo recente aumento das contratações de crédito, mas também pela expansão do emprego e pela recuperação do poder aquisitivo. Esses fatores, segundo ele, têm contribuído para sustentar a atividade varejista, sobretudo as vendas de bens de consumo não duráveis, conforme pesquisas do IBGE junto ao comércio.

Voltar ao topo