Diretor diz que TAM não vendeu passagens a mais

O diretor de Relações Institucionais da TAM, Paulo Castello Branco, disse que a empresa não praticou overbooking, venda de passagens a mais do que número de assentos disponíveis. Ele atribuiu os problemas enfrentados pela companhia nos últimos dias à uma "conjunção de fatores", destacando o fato de que seis aviões entraram em manutenção corretiva não programada.

Castello Branco ressaltou que o atraso médio da empresa já diminuiu de quatro para duas horas e assegurou que "no decorrer do dia de amanhã (domingo), todos os problemas estarão solucionados". Ele garantiu que os 85 aviões da companhia estavam operando em rotas nacionais, inclusive os seis que haviam apresentado problemas.

Paulo Castello Branco declarou ainda que todos os passageiros que voaram em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), em vez de embarcar em aeronaves da TAM, serão ressarcidos pela empresa aérea, recebendo o valor da passagem de volta. Os que viajaram em outras companhias aéreas, no entanto, não serão reembolsados porque andaram em "empresas congêneres" e, em grande parte dos casos, foi feito o endosso, o que já representa um pagamento.

O diretor informou que o sistema de reservas da empresa está totalmente aberto para qualquer tipo de auditoria. A Anac avisou que durante a semana que vem vai fiscalizar os sistemas de reserva de todas as companhias para verificar se elas venderam mais passagem do que lugares disponíveis. Ele confirmou que 15 aeronaves que não eram da TAM foram usadas no transporte de passageiros ontem à noite e hoje, sendo sete delas da FAB. Colaborou Leonardo Goy.

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