Dirceu diz que Receita combate a corrupção de maneira ”firme”

O ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, afirmou hoje que a Receita Federal combate a corrupção de maneira “firme”, ao comentar denúncias envolvendo a cúpula do órgão. Segundo Dirceu, as denúncias estão sendo apuradas, assim como a sonegação e os crimes fiscais. “Nós estamos em condições de combater ambos, o país tem condições disso. A Receita Federal é uma instituição respeitável, tanto do ponto de vista nacional como internacional, e tem mecanismos para resolver essas questões, mesmo essas que estão acontecendo hoje”, ressaltou.

O ministro evitou comentar a troca de acusações entre o corregedor-geral da Receita, Moacir Leão, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. O corregedor já abriu quatro inquéritos para apurar suspeitas de irregularidades cometidas pela cúpula do órgão, entre os quais está o próprio secretário Rachid.

“O corregedor falou hoje à tarde e o secretário da Receita falou, e quem fala sobre isso é o ministro Palocci”, disse Dirceu. O ministro se limitou a dizer que “não houve denúncia nem acusação” contra Rachid, e ressaltou que o secretário da Receita já deixou claro que o órgão tem capacidade para investigar tudo o que está acontecendo.

Questionado se a crise na Receita Federal foi desencadeada por uma “disputa de poder” entre o corregedor e o secretário, Dirceu disse que só entende sobre disputa de poder no Congresso Nacional ou no PT, já que foi presidente do partido. “Na Receita, eu não entendo”.

Voltar ao topo