Dinares encontrados em Bangu 1 não compram nem sanduíche

Os 10.000 dinares apreendidos no presídio de segurança máxima Bangu 1 não são suficientes para se comprar um sanduíche no Iraque. A informação é do primeiro-secretário e encarregado de negócios da Embaixada do Iraque, em Brasília, Hashim Ibrahim Hashim. Para o diplomata, a divulgação que se deu ao caso foi exagerada. Hashim explicou ainda que a moeda iraquiana só tem valor no seu país.

O dinar, quando circula fora do Iraque, é considerado contrabandeado ou falsificado. O dinheiro não pode sair do país nem ser repatriado, segundo o diplomata. A polícia havia divulgado que a quantia encontrada em Bangu 1 era equivalente a R$ 10 mil e que estava sendo investigada a hipótese de o dinheiro ser usado na compra de armas iraquianas pela quadrilha de Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê.

O dinheiro foi encontrado no último dia 5, dentro de uma bolsa deixada pelo advogado Artur Lourenço da Silva Neto, que representa Uê e os traficantes Wanderley Soares, o Orelha, e Carlos Roberto Cabral da Silva, o Robertinho do Morro do Adeus.

Silva Neto deixou uma bolsa no escanhinho da sala de visitas e esqueceu de pegá-la. Ali dentro a polícia encontrou 40 notas de 250 dinares.

O delegado Irineu Barroso, que investiga o caso, ficou surpreso ao ser informado que o dinheiro quase não tem valor no Iraque. Ele estava investigando ainda a possibilidade de a quantia encontrada em Bangu se tratar de evasão de divisas. Barroso disse que enviará as notas para a Casa da Moeda, para atestar a veracidade delas. Mas não informou que novo rumo dará às investigações.

Voltar ao topo