Rio de Janeiro – Após participar da abertura do 19º Fórum Nacional, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira (14) esperar que o próximo balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) seja melhor que o divulgado no último dia 7: ?Estou esperando uma melhoria. E no outro, melhor ainda?.

continua após a publicidade

O governo optou por apresentar um balanço quadrimestral do PAC para dar maior transparência à população sobre o andamento dos projetos. ?Não é uma peça de marketing. É um processo no qual nós todos vamos nos aperfeiçoar. O compromisso do PAC é eliminar a descontinuidade, os esqueletos e as obras paralisadas?, assegurou a ministra, para quem todos os aspectos do Programa estão apresentando avanços.

Ela rebateu as críticas de que o governo se dedicaria somente a projetos inacabados e, como exemplo, citou a Ferrovia Norte-Sul. Nesse projeto, disse, "estaremos fazendo mais do que nos últimos 20 anos?. A obra foi retomada pelo governo porque é considerada essencial para o país, na medida em que representa a integração dos modais de transporte entre o Centro-Oeste e o Norte, que são fronteiras agrícolas, acrescentou.

De acordo com dados fornecidos pela ministra, no governo José Sarney foram entregues apenas 100 quilômetros da ferrovia, seguindo-se mais 115 no governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro governo Lula, informou, foram construídos mais 147 quilômetros, que serão entregues no próximo dia 24.

continua após a publicidade

Incluídos os dois trechos da ferrovia que fazem parte do PAC ? com 358 quilômetros, ligando Araguaína a Palmas (TO), e com  280 quilômetros entre  Anápolis e Uruaçu ?, ?785 quilômetros serão entregues à população?, o que equivale à metade da extensão total do projeto, de 1.550 quilômetros.

O primeiro balanço do PAC contabiliza até agora 1.646 ações, entre estudos, projetos e obras. Desse total, a ministra lembrou que 734 são estudos e 912 (55,4%), obras. E reafirmou que 52,5% dessas ações estão em dia; 39,1% merecem atenção, isto é, podem ter o cronograma em dia; e 8,4% ainda apresentam uma situação preocupante.

continua após a publicidade

Todas as ações do PAC estão catalogadas em um banco de dados, revelou a ministra, acrescentando que o PAC prevê investimento de cerca de R$ 504 bilhões em quatro anos.