Diálogo ampliado marca reunião do G-8

?Diálogo ampliado? será o principal destaque da reunião do G-8, os sete países mais industrializados do mundo além da Rússia, que abrigará, também, outros doze países considerados emergentes. Será a primeira vez que países da América Latina participarão do evento, que acontece nos dias 1 e 2 de junho em Evian, trazendo os presidentes do Brasil e do México.

Luiz Inácio Lula da Silva chegará amanhã às 9h (hora local) em Genebra e às 9h35 segue imediatamente para Lausanene, cidade suíça próxima ao local do evento. Seu primeiro compromisso será às 17h com o presidente do Senegal , Abdulaye Wade. Às 18h50 o presidente da Suíça, Pascal Couchepin , receberá todos os representantes dos paises emergentes e será feita a foto oficial. Às 20h30 o presidente suíço oferece um jantar a todos os representantes dos paises emergentes.

No domingo, às 11h10, Lula segue para Evian e às 11h45 , juntamente com os representantes dos doze países convidados, será recebido pelo presidente francês, Jacques Chirac. O evento oficial terá inicio às 13h30, com almoço de trabalho reunindo os G-8 e os doze convidados, além do secretário geral da ONU, Kofi Anan, do diretor da Organização Mundial do Comércio (OMC), Supachai Panitchpakhc, do diretor do FMI, Horst Kohler, e do presidente do Banco Mundial, James Wolfenson.

Às 15h30 de domingo Lula terá um encontro com o ex-presidente da Itália e atual presidente da Comissão Européia, Romando Prodi. Às 16h, foto oficial reunindo todos os participantes do evento. Às 16h10 nova reunião de trabalho. Às 18h haverá o encontro bilateral entre o presidente brasileiro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e em seguida Lula dará entrevista coletiva. Às 19h30 o presidente retornará a Lausanne.

No dia seguinte Lula terá um café da manhã com presidente da China, Hu Jintao, e às 9h45 reúne-se com o primeiro ministro da Índia, Atal bihari Vajpayee. Às 11h o presidente segue para Genebra onde participa da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A decisão de abrir a reunião para outros os países foi tomada pelos membros do G-8 em 2000. Em 2001, quando a presidência do G-8 esteve com a Itália, confirmou-se o esforço para o dialogo com outros os países, com a participação de representantes da África, quando foi criado o Nepad, a sigla em inglês para expressão Nova Parceria para o Desenvolvimento da África, que trouxe para o encontro representantes da África do Sul, Argélia, Nigéria, Senegal e também a ONU.

Voltar ao topo