Dia Nacional do Metrologista é lembrado pelo Ipem

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem ? homenageia nesta segunda-feira (26), Dia Nacional do Metrologista, todos os profissionais que atuam na área, dentro e fora do instituto. ?A metrologia é importante arma para a defesa do consumidor, pois este, só medindo, sabe realmente o que está comprando?, comenta Marco Antônio Lima Berberi, presidente o IPEM, ressaltando o valor do trabalho dos profissionais da área.

A data foi instituída em 1987, pelo Ministério da Indústria e do Comércio. Em 26 de junho de 1862, o imperador D. Pedro II assinou lei substituindo, em todo o Império, o antigo sistema de pesos e medidas pelo sistema métrico decimal, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades. A metrologia é requisito prévio para aferir o desenvolvimento tecnológico em cada nível de utilização e deve estar presente em todos os processos produtivos, desde uma simples medição direta convencional até a integração de máquinas de medição dentro das cadeias produtivas, para detectar e corrigir as falhas do processo.

?Atualmente, os resultados do trabalho do metrologista estão presentes em cada minuto do dia-a-dia do cidadão. Ele é responsável, entre outras coisas, pela verificação de pesos e medidas de todos os produtos encontrados em supermercados, verificação de balanças, bombas de combustíveis, extintores de incêndio, preservativos sexuais (camisinhas), pneus, botijões para gás, equipamentos elétricos, termômetros, taxímetros e outros equipamentos?, completa Berberi.

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná foi fundado em 1967 e possui, atualmente, equipamentos e laboratórios que são referência em sua área no Brasil e na América do Sul. Autarquia ligada à Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul, o instituto trabalha também com metrologia industrial e científica, que é a área que orienta empresas interessadas em obter certificados de qualidade.

Voltar ao topo