Dia Nacional de Combate ao Câncer

O Dia Nacional de Combate ao Câncer – comemorado hoje – foi dia de falar de prevenção. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para a incidência e mortalidade por câncer no Brasil em 2003, indicam que este ano deverão ser registrados 402.190 casos novos e 126.960 mortes pela doença.

Dos principais tipos de câncer que deverão causar mais vítimas nesse ano, 30% têm o tabagismo como causa principal ou importante fator de risco – tais como pulmão, mama, colo do útero, cavidade oral, esôfago.

Por isso, diversas atividades foram realizadas hoje para orientar a população sobre a doença, já que em muitos casos,  a cura depende da identificação precoce e precaução.

Os profissionais de odontologia do Hospital Erasto Gaertner promoveram, na Praça Santos Andrade em Curitiba, um trabalho de esclarecimento e orientação sobre o câncer bucal. A doença, que segundo o INCA, deverá ter cerca de 900 novos casos identificados no Brasil esse ano, é pouco conhecida da população. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo